top of page

O SONHO AZUL

 

   Fernando um menino de 15 anos estava na escola assistindo o filme “Quase Deuses” na aula de ciências  e acabou  adormecendo. Quando acordou estava nas margens de um rio chamado Cumberland, era inverno, fazia -1 C, e estava começando a nevar bem levemente. Fernando estava confuso, sem saber exatamente onde estava e resolveu então abordar uma pessoa que estava andando apressadamente pela rua:

   -Bom dia senhor, eu estou meio perdido, acabei de acordar aqui na margem do rio, não sei como vim parar aqui, você pode me dizer onde estamos??

   O homem meio confuso respondeu:

   - Estamos em Nashville, capital do Tennessee. 

   Enquanto o homem respondia a sua pergunta, Fernando reparava que as vestimentas dele pareciam de décadas passadas e que seu rosto era meio familiar, então ele perguntou:

   -Em que ano nós estamos e qual é o seu nome? 

   O homem mais confuso ainda respondeu: 

   -Meu nome é Vivien Theodore Thomas, e nós estamos no ano de 1940. e o seu nome qual é?

   -Me chamo Fernando,  vivo no  ano de 2020 ainda não sei bem como vim parar aqui, porém a última coisa de que me lembro era de estar na escola vendo um filme sobre você, e sobre mais um homem, um tal de  Dr. Alfredo Blalock.

   -Dr Alfred Blalock? Então quer dizer que nossa técnica inovadora para o tratamento da síndrome dos bebês azuis vai dar certo, venha comigo!

   Disse ele puxando o menino pela mão.  

   Depois que passaram pelo meio de uma multidão e um grupo de pessoas que comemoravam com ritmos de violino e sapateado típico, chegaram ao hospital Hopkins, onde Fernando foi apresentado ao Dr Alfred Blalock. Vivien disse a Alfred que Fernando veio do futuro e trazendo a notícia de que a  cirurgia será um sucesso. O Dr Alfred muito feliz convida  Fernando para assistir a cirurgia junto de outros alunos que faziam residência no hospital. Fernando obviamente aceitou, e lá foram eles para sala de cirurgia.

   Durante a cirurgia Fernando reparou que Vivien não encostava no paciente, apenas dava instruções de cima de um banquinho para outros médicos participantes que ali operavam, pois ele ainda não era um médico e sim apenas um assistente.

   No fim de tudo enquanto todos comemoravam o sucesso da cirurgia, a emoção de Fernando foi tanta que acabou desmaiando, e quando acordou novamente ouviu o professor chamando seu nome, e estava na sala de aula novamente. Assim percebeu que tudo aquilo não passou de um sonho.

Vídeo sobre o conto:

bottom of page