top of page

PERÍODO HISTÓRICO

Os primeiros colonizadores de Nashville tinham o hábito de comemorar com ritmos de violino e sapateado típico depois de desembarcarem com segurança nas margens do Rio Cumberland. Primeira "celebridade" de Nashville, o primeiro guarda de fronteira e parlamentar Davy Crockett era conhecido de muitos por suas histórias atrativas e por sua habilidade em tocar violino.

 

O longo do século XIX, Nashville cresceu e tornou-se centro nacional de divulgação da música. A primeira turnê mundial feita por uma obra de música foi a do grupo de cantores Fisk Jubilee Singers, da Universidade Fisk de Nashville. Os esforços do grupo ajudaram a financiar a missão da faculdade de oferecer educação aos escravos libertados após a Guerra Civil, além de colocar Nashville no mapa como centro mundial da música. De fato, depois que os Fisk Jubilee Singers tocaram para a rainha da Inglaterra, a rainha disse que o grupo só podia ter vindo da "Cidade da Música."

Em 1897, um grupo de veteranos confederados de guerra escolheu Nashville para ser o palco de um grande encontro. O evento ocorreu no antigo tabernáculo que, no futuro, viria a se tornar o Ryman Auditorium. Foram tantos os ex-soldados que vieram para a cidade que foi necessário construir um andar superior dentro do tabernáculo para acomodar tanta gente. O local foi apelidado de "Galeria dos Confederados", nome ainda usado hoje já que o Ryman continua recebendo inúmeros eventos musicais.

Antes mesmo que o Ryman se tornasse famoso como lar da Grand Ole Opry, já gozava de reputação nacional. Enrico Caruso, John Phillip Sousa e the Vienna Orchestra fizeram shows tão marcantes que deram ao Ryman o apelido de "Carnegie Hall do Sul." As qualidades acústicas imbatíveis do Ryman permanecem inalteradas ainda hoje, e músicos de todo o mundo têm o desejo de tocar nesse famoso palco. Em 1925, com a abertura da estação de rádio WSM e a entrada no ar do programa conhecido como Grand Ole Opry, Nashville garantiu sua reputação como centro musical e consolidou seu imutável apelido de Cidade da Música. O Opry, que ainda é feito ao vivo toda semana, é o programa de rádio mais antigo dos Estados Unidos e está em produção há mais 90 anos. Foi propulsor da carreira de centenas de estrelas da música country e lançou Nashville como centro geográfico de turnês e gravações. O império contemporâneo do Music Row, região com diversos estúdios de gravação, gravadoras, escritórios do setor de entretenimentos e outros negócios relacionados à música, ocupa toda a região sul da 16th Avenue South e da 17th Avenue. 

bottom of page